EPE: PRÓXIMO LEILÃO DE RESERVA TERÁ FOCO EM SEGURANÇA ENERGÉTICA
De acordo com Thiago Prado, a prioridade é garantir a potência necessária para dar segurança ao sistema elétrico. A previsão é que o leilão ocorra em 30 de agosto
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Prado, afirmou em entrevista a jornalistas, em 11 de junho, que o próximo leilão de reserva de capacidade terá como prioridade a contratação de fontes despacháveis, ou seja, aquelas que podem ser controladas e programadas para atender à demanda energética em determinado momento como as térmicas e hídricas.
Segundo ele, a preferência do governo neste momento é garantir a potência necessária para dar segurança ao sistema elétrico. “O enfoque do ministério nesse momento é de segurança energética, que é o que o sistema elétrico está precisando nessa janela de curto prazo”, afirmou.
O Ministério de Minas e Energia (MME) finalizou em 26 de abril deste ano consulta pública que teve como objetivo receber contribuições dos diferentes segmentos da sociedade civil e do setor energético sobre as diretrizes para a realização do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência de 2024 (LRCAP 2024). A consulta indicou que a realização do leilão deve ocorrer em 30 de agosto de 2024.