ONS DETERMINA MAXIMIZAÇÃO DE GERAÇÃO TÉRMICA PARA PERÍODO SECO DE 2024
Medida visa assegurar fornecimento de energia e estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) devido às condições hidrometeorológicas adversas
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu comunicado informando que o órgão solicitou aos agentes que operam usinas termoelétricas, a maximização da disponibilidade de geração térmica no país durante o período seco de 2024. Segundo o ONS, a providência é necessária devido às condições hidrometeorológicas adversas e ao crescimento da demanda de energia. A medida emergencial foi adotada para assegurar a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN). A decisão foi divulgada no dia 10 de julho.
O ONS informou ainda que nos últimos meses a precipitação nas principais bacias hidrográficas do país esteve significativamente abaixo da média histórica e essa escassez hídrica, combinada com o aumento da carga diária, especialmente nos horários de pico, levou o órgão a determinar o despacho térmico. “A prontidão dessas usinas é fundamental para garantir o fornecimento contínuo de energia elétrica, especialmente em momentos críticos”, disse o ONS em nota.
“A geração firme, fornecida pelas usinas térmicas, é essencial para a segurança do sistema elétrico brasileiro. Diferente das fontes renováveis, como hidroelétricas e eólicas, que dependem das condições climáticas, as usinas térmicas oferecem uma fonte de energia estável e controlável. Isso é particularmente importante durante o período seco, quando a produção hidrelétrica é reduzida”, destacou o presidente do Instituto Pensar Energia, Marcos Cintra. O presidente da Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas, Xisto Vieira Filho, defendeu a retomada urgente dos leilões de reserva de capacidade para garantir o abastecimento, principalmente em períodos críticos.
“Foi divulgada uma comunicação do ONS a todos os agentes termelétricos, solicitando que as respectivas termelétricas se preparem urgentemente para despachos de geração elevados, devido às condições metrológicas previstas estarem abaixo do esperando, com o prenúncio de um período seco a frente .Está medida é exatamente o que chamamos de segurança energética, ou seja, as termelétricas serem operadas a pleno vapor para evitar um eventual racionamento. Dessa forma, torna-se cada vez mais urgente materializar rapidamente o leilão de reserva de capacidade por potência, a grande medida do nosso setor para assegurar a confiabilidade.”
Medidas Adotadas:
- Maximização da Disponibilidade Térmica: Todas as usinas térmicas devem estar prontas para operar em capacidade máxima quando necessário. Isso inclui a antecipação e comunicação de manutenções ao ONS para evitar interrupções no despacho de energia.
- Comunicação de Condições Especiais: Qualquer questão que possa afetar a operação das usinas, como hibernação ou falta de combustível, deve ser informada previamente ao ONS.
- Atualização do Cronograma de Manutenções: As manutenções programadas devem ser atualizadas no sistema Dataplanes entre 15 e 31 de julho de 2024.