Foto: Instituto Pensar Energia/Divulgação
Foto: Instituto Pensar Energia/Divulgação
Transição Energética

RODRIGO DE CASTRO: DEBATE SOBRE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA ESTÁ ENVIESADO

Para deputado, as discussões priorizam energias renováveis em vez de segurança energética, que é o ponto central para se promover o desenvolvimento de país

Redação
COMPARTILHE:

O deputado Rodrigo de Castro (União-MG) é contrário ao Imposto Seletivo (IS) sobre a exploração de petróleo e gás. Segundo ele, o debate sobre transição energética no país está sendo enviesado ao colocar em prevalência a questão das energias renováveis sobre a segurança energética. 

“Estamos abandonando uma das riquezas que temos no Brasil que é justamente a diversidade da matriz energética”, afirmou em entrevista em vídeo durante seminário “A segurança energética, o Estado e a sociedade”, evento que marcou o lançamento do  Instituto Pensar Energia (IPE), no último dia 10 de julho.

O deputado, que já foi presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, defendeu ainda que é necessário um esforço para destravar os “gargalos” que atualmente são enfrentados pelo setor, como a demora na emissão de licenças ambientais para novos projetos.

 “Nós temos a margem equatorial e vemos outros países da América do Sul se aproveitando dessa riqueza e nós, por razões ideológicas, a gente vê uma posição do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama completamente ideológica quando essa discussão deveria ser técnica”, declarou Castro. 

Castro disse ainda que a pressão exercida pelo setor de energia renovável no país tem trazido um desequilíbrio para a segurança energética nacional.  “Nos últimos anos, a gente tem visto um movimento muito grande de pressão das energias renováveis no Congresso Nacional, nada contra, mas isso tem trazido um desequilíbrio muito grande em relação ao sistema de energia em nosso país. Nós temos que trazer a questão da segurança energética e o patrimônio que nós temos que é a diversidade da nossa matriz energética”, completou.  

Confira vídeo:

CONTEÚDO PATROCINADO

O conteúdo acima foi produzido por meio de uma parceria com o INSTITUTO PENSAR ENERGIA. As informações e opinião contidas no texto, nos gráficos, nas imagens são de inteira responsabilidade do parceiro e não refletem necessariamente a opinião do Valor da Energia.

Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação. Clique aqui.

    ERRAMOS: Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação.

    Leia também