Foto: Instituto Pensar Energia/Divulgação
Foto: Instituto Pensar Energia/Divulgação
Transição Energética

ALDO REBELO: BRASIL TEM POTENCIAL PARA DIVERSIFICAR E TER SEGURANÇA ENERGÉTICA

Ex-ministro destaca a importância de fontes estáveis, como petróleo, gás natural e carvão, para garantir a segurança energética durante a transição

Redação
COMPARTILHE:

O secretário de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, defendeu a exploração de petróleo e gás na margem equatorial na Amazônia. Segundo ele, países que fazem fronteira com o Brasil já estão produzindo na região. 

“A Amazônia é uma bacia de energia em todos os sentidos, tem petróleo da foz do Rio Amazonas à fronteira com o Peru. Temos a proibição de um poço experimental no Amapá quando ali na mesma margem equatorial a Guiana já acumula 11 bilhões de barris de petróleo”, declarou Rebelo. 

Rebelo disse ainda que o Estado brasileiro vive uma espécie de “esquizofrenia”, onde uma parte das autoridades não querem abrir mão dos recursos advindos da exploração de petróleo e gás natural e outra parte impede que esses recursos sejam explorados. “O Brasil é bloqueado e o Estado brasileiro funciona com uma esquizofrenia, pois tem um estado que quer os recursos naturais e temos outro estado que bloqueia. Não podemos aceitar este bloqueio”, afirmou. 

Em vídeo gravado durante o seminário “A segurança energética, o Estado e a sociedade”, evento que marcou o lançamento do  Instituto Pensar Energia (IPE), no último dia 10 de julho, o ex-ministro também afirmou que o Brasil tem potencial de aliar matriz energética diversificada com segurança no abastecimento de energia. Para isso, é necessário garantir o fornecimento por fontes estáveis e seguras, como petróleo, gás natural e carvão.

Assista o vídeo:

CONTEÚDO PATROCINADO

O conteúdo acima foi produzido por meio de uma parceria com o INSTITUTO PENSAR ENERGIA. As informações e opinião contidas no texto, nos gráficos, nas imagens são de inteira responsabilidade do parceiro e não refletem necessariamente a opinião do Valor da Energia.

Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação. Clique aqui.

    ERRAMOS: Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação.

    Leia também