Foto: Divulgação / Pexels
Consumo

CONSUMO MUNDIAL DE ELETRICIDADE DEVE CRESCER EM MÉDIA 3,4% ATÉ 2026

De acordo com relatório da Agência Internacional de Energia, o ritmo de aumento da demanda por energia elétrica no período será mais acelerado que nos últimos anos

Redação
COMPARTILHE:

A demanda mundial por eletricidade deve aumentar a um ritmo mais rápido no período de três anos – de 2024 a 2026. De acordo com relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o crescimento médio anual do consumo de energia elétrica será de 3,4% até 2026. Em 2023, a procura mundial de eletricidade cresceu 2,2% e, em 2022, aumentou 2,4%. 

Segundo o documento, o ritmo mais acelerado no consumo de eletricidade será impulsionado por “uma melhoria das perspectivas econômicas, que contribuirá para um crescimento da procura de eletricidade, tanto nas economias avançadas como nas emergentes”.

Particularmente nas economias avançadas e na China, a procura de eletricidade será apoiada pela eletrificação em curso dos setores residencial e dos transportes e também por uma notável expansão do setor dos centros de dados. 

Leia mais:

Consumo de eletricidade de segmentos da tecnologia poderá duplicar até 2026

A percentagem de eletricidade no consumo final de energia deverá ter atingido 20%, em 2023, ante 18% em 2015. Conforme a IEA, embora se trate de um progresso, a eletrificação tem de acelerar rapidamente para cumprir os objetivos mundiais de descarbonização. Para um cenário de zero emissões até 2050, a quota da eletricidade no consumo final de energia no consumo final de energia deve aproximar-se dos 30% em 2030.

Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação. Clique aqui.

    ERRAMOS: Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação.

    Leia também