Sandoval Feitosa, diretor geral da Aneel: "O volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto".
Fonte: Aneel (divulgação).
Abastecimento

ANEEL ACIONA BANDEIRA VERDE PARA AGOSTO

Diferentemente de julho, que teve bandeira amarela, os consumidores não terão custo extra nas contas de energia do próximo mês

REDAÇÃO
COMPARTILHE:

Depois do mês de julho com bandeira amarela, a bandeira tarifária volta a ser verde em agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País. O anúncio, feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira (26), sinaliza que as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra no próximo mês.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”.

Sandoval Feitosa, diretor geral da Aneel:

"O volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto"

Sandoval Feitosa

Diretor geral da Aneel

Antes do mês de julho, a bandeira verde permaneceu verde por 26 meses consecutivos, de abril de 2022 a junho de 2024. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração firme como as termelétricas.

Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

 

Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação. Clique aqui.

    ERRAMOS: Se você percebeu erro no texto, nos ajude e melhorar. Desde já agradecemos sua participação.

    Leia também