DIVERSIFICAÇÃO DE FONTES É IMPORTANTE PARA GARANTIR SEGURANÇA ENERGÉTICA, DIZ EX-DEPUTADO
Para José Carlos Aleluia, o Brasil precisa ter um sistema de fornecimento de energia que equilibre fontes renováveis com firmes, como petróleo e gás
O ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) defende a diversificação de fontes de energia e maior equilíbrio entre fontes renováveis e firmes, como petróleo e gás. Em vídeo produzido em seminário de lançamento do Instituto Pensar Energia (IPE), no último dia 10 de julho, ele destaca que ter um sistema baseada fortemente em fontes renováveis, como solar e eólica, não traz segurança no abastecimento energético.
Engenheiro eletricista de formação, Aleluia adquiriu experiência no setor elétrico em sua atuação parlamentar. Na Câmara dos Deputados, foi o autor da emenda que criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Aleluia reconhece a importância de novas fontes de energia, mas aponta desafios técnicos e operacionais para integrar a produção de energia renovável ao sistema nacional de distribuição de energia elétrica.
Segundo Aleluia, que trabalhou 19 anos na distribuidora de energia elétrica da Bahia (atual Neonergia Coelba), a defesa da segurança do sistema energético se faz necessária diante do aumento do número de atores (players) no campo da energia renovável e da influência que passaram a exercer no debate sobre a transição energética.
“Algumas pessoas que entendem energia apenas como kW/h, acham que o sistema pode funcionar com energias que não podem ser despachadas, controladas. As energias renováveis de excelente qualidade, como solar e eólica, não respondem à necessidade da carga. Muitas vezes, a carga está ampliando e a geração eólica está decaindo e o sol está se pondo. Então há a necessidade de um equilíbrio”, afirmou o ex-parlamentar.
Confira depoimento: