PREVISÃO APONTA CRESCIMENTO DE CARGA DE 4% EM 2024
Em estudo conjunto, EPE, ONS e CCEE atualizam projeções até 2028.
A carga de energia elétrica no Brasil deve ter aumento de 4% em 2024, chegando a 78.978 MW médios, segundo projeções divulgadas pelo Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), na última quinta-feira (1).
De acordo com os responsáveis pelo levantamento, a revisão nas previsões consideraram o dinamismo da atividade econômica no primeiro trimestre de 2024. Os novos cálculos consideram uma expansão da atividade econômica brasileira de 2,2% neste ano, levando em conta um cenário de aquecimento do mercado de trabalho, embora o patamar elevado do endividamento das famílias e das taxas de juros possam ser fatores que limitem a expansão do consumo.
“É importante destacar que ainda há grande incerteza com relação aos impactos das enchentes ocorridas no RS sobre a atividade. Em que pese a gravidade da situação, neste cenário considera-se um impacto negativo de baixa magnitude, em linha com a visão atual do mercado, considerando o processo de recuperação da região já em curso”, ressalta a nota das entidades.
A 2ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – 2024-2028 também projeta um crescimento anual de 3,4% da carga até 2028, chegando a 89.754 MW médios ao final do período.