ABASTECIMENTO DE PETRÓLEO ESTARÁ GARANTIDO ATÉ 2030, APONTA IEA
Estudo da Agência Internacional de Energia aponta que a procura global de petróleo alcance 106 milhões de barris por dia em 2030
Relatório da Agência Internacional de Energia (IEA em inglês) indica que os mercados petrolíferos devem permanecer confortavelmente abastecidos até 2030. Segundo o documento, a produção mundial de petróleo deverá aumentar, aliviando as tensões do mercado. Intitulado Petróleo 2024, o relatório aponta que a procura global de petróleo em 2023 foi, em média, pouco superior a 102 milhões de barris por dia. A previsão é que ela se estabilize e alcance 106 milhões de barris por dia em 2030.
Ao mesmo tempo, a capacidade global de produção de petróleo deve ter aumento para cerca de 114 milhões de barris por dia até 2030, ou seja, 8 milhões de barris por dia acima da procura global projetada. “As projeções deste relatório, baseadas nos dados mais recentes, mostram um grande excedente de oferta emergente nesta década, sugerindo que as empresas petrolíferas podem querer certificar-se de que as suas estratégias e planos de negócios estão preparados para as mudanças que estão a ocorrer”, afirmou o Diretor Executivo da IEA, Fatih Birol.
O relatório aponta ainda que os produtores fora da OPEP+ deverão liderar a expansão da capacidade de produção global, representando três quartos do aumento esperado para 2030. Só os Estados Unidos deverão contabilizar 2,1 milhões de barris por dia, enquanto Argentina, Brasil, Canadá e Guiana contribuem com mais 2,7 milhões de barris por dia.